23/03/2008

" Burrocracite II "


Este é mais um episódio que parece anedota.


Na primeira metade dos anos 50, nececitei de uma licença
para transporte de trabalhadores agrícolas no reboque de um tractor, sendo
necessário para isso, um Seguro que abrangesse um raio de acção de 50 Km.

Ao entregar na D.G.V.e Transito toda a documentação
necessária incluindo uma Apólice de Seguro em que constava o seguinte.

ESTÁ SEGURO TODO O PESSOAL TRANSPORTADO NO REBOQUE Nº----------QUANDO EM SERVIÇO NO CONCELHO DE ALCÁCER DO SAL OU QUALQUER OUTRO .

Pois aconteceu que, a funcionária que me atendeu, se recuso a receber os documentos, alegando que eu tinha que ir à Companhia de Seguros, pedir uma Acta Adicional em que constasse que, "Estava seguro o transporte do pessoal num raio de acção de 50Km."

Claro que protestei ,mas só após bastante tempo de discussão e a minha exigência em falar com o respectivo Chefe é que o assunto ficou resolvido.

15/03/2008

Terapeutica "À Letra"


  1. Quando fiz o meu 1ºano do Internato Geral de medicina assisti a diversas situações que parecem autenticas anedotas, como o caso que vou relatar.
  2. Estávamos de serviço de urgência na Pediatria do Hospital de D. Estefânia quando fomos atender uma senhora, que trazia ao colo uma criança de poucos meses.
  3. A minha colega dirige-se à Sra. e pergunta : então o que é que a bebé se queixa?




  4. A Sra. responde que a menina está com febre desde há dois dias e já cá vim com ela ante-ontem.
  5. Mandámos despir a criança e após a observação foi diagnosticada uma amigdalite.
  6. Mas, minha senhora, a menina já está medicada com medicamentos para a febre e um "antibiótico" BRITACIL, uma colher de café de 6/6 horas! A Sra. tem dado a medicação á criança??
  7. OH!! Sra. Dra. nunca falhei uma única vez e olhe que até comprei CAFÉ DO MELHOR.!!!!

01/03/2008

Burrocracite

Uma pequena estória dos anos 50 que parece anedota.
No ano em que tirei a carta de condução houve uma modificação nas habilitações necessárias para a obtenção da respectiva carta.
Até essa data, era exigida apenas a 3ª classe, mas a partir de então passou a ser exigida a 4ª classe.
Aconteceu que, quando fui entregar a documentação necessária, apresentei como documento comprovativo, das habilitações literárias que possuía nessa altura, um certificado do 5º ano dos Liceus que tinha em casa.
Agora vejam qual foi o meu espanto, quando a funcionária se recusou a aceitar os documentos porque faltava o DIPLOMA da 4ª classe !!!!!!!!
Claro que o episódio gerou discussão com a respectiva funcionária e os documentos só foram aceites depois de eu exigir falar com o chefe respectivo, chamando-lhe a atenção, para a "burrice" da exigência.